Cristianismo Puro e Simples de CS Lewis

by - dezembro 09, 2016

foto pra ilustrar hahaha

Li alguns livros durante o ano de 2016, porém la pro meio do ano eu li um que mudou minhas perpesctiva de ver as coisas, eu conheci a escrita do C.S Lewis através do livro ''Cristianismo puro&simples'' e vim aqui comentar algumas coisas que fizeram dele o melhor livro lido por mim até hoje!


Eu considero C.S Lewis um gênio da literatura. E não sou a única. Além de excelente escritor, ele era muito inteligente e tinha um raciocínio lógico fantástico. Foi ateu por muitos anos, e se converteu a uma fé bastante racional e segura. Ele era ateu de verdade, não ateu de modinha, como vemos hoje em dia.
Este livro foi baseado em uma série de programas de rádio que ele fez durante a Segunda Guerra, explicando o cristianismo em termos simples.
Tem aquelas perguntinhas chatinhas de “como é que Deus pode ser três e um ao mesmo tempo?” Então…essa entre outras explicações estão lá!

Tem um trecho forte que eu particularmente gosto e ficou na cabeça até agora.

Quanto mais tiramos do caminho aquilo que agora chamamos de “nós mesmos” e deixamos que Ele tome conta de nós, tanto mais nos tornamos aquilo que realmente somos. (…) De nada vale procurar “ser eu mesmo” sem Ele. Quanto mais resisto a Ele e tento viver sozinho, tanto mais me deixo dominar por minha hereditariedade, minha criação, meus desejos naturais e o meio em que vivo. Na verdade, aquilo que chamo com tanto orgulho de “eu mesmo” é simplesmente o ponto de encontro de miríades de cadeias de acontecimentos que não foram iniciadas por mim e não poderão ser encerradas por mim. Os desejos que chamo de “meus” são meramente os desejos vomitados pelo meu organismo físico, incutidos em mim pelo pensamento de outros homens ou mesmo sugeridos a mim pelos demônios.

Eu li isso, de queixo caido, pensando em quantas vezes dei essa mesma explicação a minha irmã mais nova, explicando o porquê apenas a entrega incondicional do seu “eu” a Jesus faz com que você descubra quem você realmente é. Eu só me tornei eu mesma, só descobri quem eu era, depois que morri para mim mesma, depois que morri para este mundo, sacrifiquei minha vida para viver a vida dEle.

O evangelho foi tão impactante na vida do autor, que o inspirou a escrever um livro infantil: As Crônicas de Nárnia (que é minha leitura atual <3)
Ele fala sobre amor, fé, princípios, caridade, amizade, transformação de caráter e muitos outros temas necessários para a vida de qualquer pessoa que esteja disposta a ser um ser humano melhor, é uma leitura muito ''necessária'' pra quem é cristão assim como eu, mais também muito válida pra que não é!
PAAAAZ!

Posts Relacionados

14 comentários

  1. Não conhecia esse livro nem esse autor, mas achei super profunda, sensata e correta o trecho que você reproduziu no seu post. Fiquei interessada em ler esse livro e vou procurar. Obrigada pela resenha e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Livia.. fico feliz que gostou, esse livro é incrivel.

      Excluir
  2. Eu já conhecia As Crônicas de Nárnia, mas não conhecia muito bem o autor... Não sabia que ele é cristão. Acho interessante livros assim, porque eu sou um poço de dúvidas quando se trata de fé (e, muitas vezes não entendo o que os outros me explicam), com certeza, quando tive a oportunidade, vou comprar pra ler. Ele parece ser bem profundo e simples ao mesmo tempo. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena eu sou cristã desde criança mas também vivia com coisas na cabeça, esse livro abriu minha mente, recomendo muito pra você!

      Excluir
  3. Pode parecer besteiras para alguns, mas eu adoro ser cristã. Minha vida ficou tão melhor quando eu comecei a entender melhor a religião que nem tenho muito o que falar. É muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser de Cristo sempre vai ser a melhor escolha da vida <3

      Excluir
  4. esse trecho que vc reproduziu, resume muito bem, como deve ser as atitudes dos cristãos.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que o autor de Crônicas de Nárnia - excelente livro aliás - era cristão e muito menos sobre a história de conversão e fiquei impressionado. Também sou cristão e sei bem como a religião pode fazer a diferença na vida daqueles que realmente a praticam e buscam entendê-la. Não consigo me imaginar em outras raízes!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Amilton, Jesus sempre é a melhor escolha de vida ne? EU O AMO MAIS QUE TUDO!

      Excluir
  6. C.S Lewis é um gênio mesmo e eu concordo contigo sobre ele ter se inspirado no evangelho para escrever As Crônicas de Nárnia, amo esse livro, sim ele fala muito sobre amor, fé e caráter, a obra ensina muita coisa importante. Quero ver resenha aqui no blog sobre As Crônicas de Nárnia!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo ❤ eu sou louca para ler um livro dele.
    Depois de tanto tempo, só esse ano descobri que eu me encontrava nEle, mesmo que eu quisesse andar sozinha sempre sentia aquele vazio que o mundo deixa dentro de nós e só com Ele eu era eu, só com Ele eu me sinto preenchida apesar das diversidades da vida. Não há lugar melhor no mundo <3


    Cupcakeland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAH Karol, que coisa linda.. bom saber que você é cristã porque agora sei que alguém lá no grupo tbm entende meus pensamentos e ideologias <3 to mto feliz! Jesus é bom demais, melhor escolha da minha vida!

      Excluir