Cartas de um Diabo a seu Aprendiz - Lewis

by - janeiro 04, 2019

"Cartas de um diabo a seu aprendiz", de C. S. Lewis. Esse livro acaba de ir para minha lista dos mais edificantes e por isso escolhi como sendo o primeiro post de 2019!
Aliás, que seja um ano de BENÇÃOS SEM MEDIDAS a todos nós.


C.S Lewis adotou no livro, a figura de um diabo experiente de alta patente, que envia cartas a seu sobrinho, um diabo aprendiz de tentador. Através dessa figura, Lewis tenta desnudar a confabulação espiritual que guerreia por trás da vida de cada ser humano. Claro que Lewis não possui a essência da mentalidade diabólica, porque sendo humano, não possui a natureza de um demônio. E na verdade, quando você lê as cartas, absorve a compreensão que Lewis tinha de como o diabo atua na destruição de uma alma humana. E como ele não possui a ciência da maldade como um próprio diabo, Lewis claramente usa sua visão cristã admirável, "pura e simples" e aplica sua antítese para simular a mentalidade diabólica do tentador. É muito, muito genial!


O livro é extremamente edificante, mas te incomoda muitão! Se você prefere a posição perdidamente confortável dos cristãos contemporâneos, eu não te recomendaria esse livro. Mas se você for um "cristão à moda antiga", à moda de Cristo, vai fundo! Você vai apanhar bastante enquanto lê. É como receber golpes de karatê na consciência, e você vai gostando. Quase um masoquismo literário.

Eu não tenho o livro físico, e disponibilizei acima o link do site onde eu o li. Aproveitem! 

Termino esse meu post fazendo um citação do livro:

"A fina flor da profanação só pode crescer se for plantada perto do Sagrado. Em nenhum lugar a nossa tentação é tão bem sucedida quanto nos próprios pés do Altar."


Posts Relacionados

0 comentários