A guerra que salvou minha vida de Kimberly Bradley

by - outubro 25, 2017



''Ela teve a chance que Anne Frank não teve. A Guerra que Salvou Minha Vida é um livro sobre as muitas batalhas que nós precisamos vencer para conquistar um lugar no mundo''

Olá, gente.. estou aqui para escrever sobre esse livro e completamente apaixonada e temendo não conseguir ler nada por um bom tempo, me apaixonei por tudo nesse livro, cada detalhe da edição.. tudo muito lindo, caprichado.. e a história? bom...
A guerra que salvou a Minha Vida tem como protagonista a Ada, ela tem aproximadamente 10 anos e nasceu com o pé direito torto, e a mão dela como vergonha de ter uma filha ''aleijada'', privava a filha de sair de casa, deixava ela presa, sem qualquer contato exceto o de seu irmão mais novo Jamie..que era sua única felicidade, e diferente dela Jamie vivia solto para brincar e ir para a escola.
Num desses dias Jaime retorna pra casa avisando a mãe que as crianças iriam sair de Londres por conta da guerra que estava chegando, e como esperado a mãe não permitiu que Ada fosse por causa da sua deficiência, só que cansada disso tudo Ada decide mudar a sua vida, decide fugir dali e viu a evacuação como uma chance, e é isso que ela faz, faltando poucos dias para a evacuação Ada começa a aprender a andar (desde então ela só rastejava).


Quando Ada e Jamie desembarcam em uma cidade do interior da Inglaterra, logo começam famílias de lá buscar as crianças para as abrigarem, e por causa da aparência deles os dois não são escolhidos, por não poderem ser separados um do outro.. até que a cordenadora do serviço voluntário feminino, pega os dois e levam pra casa de Susan Smith (que está tão disposta a cuidar deles como está pra cuidar de gambás)
Porém o aspecto ranzinza da jovem senhora logo se apagou, aos poucos ela foi tratando as crianças muito melhor do que a mãe, cuidando, dando de comer, roupas novas, banhos (que eram raros), enfim..passaram por coisas boas ali que nunca haviam acontecido em suas vidas, mas..uma outra batalha chegará em Ada: A sua batalha interna para aceitar aquilo tudo.


Todos os temas tratados nesse livro são pesados, doloridos e levam quase todos que leem esse livro as lágrimas, porém com o filtro da narradora, a propria Ada, uma garotinha forte, fofa, e que traz a inocência de uma criança, tudo fica mais leve, porém não menos incompreensível e sem importância, porque afinal de contas, a guerra provocou mortes e dores irreparáveis e sobre isso nunca devemos esquecer para que nunca volte a acontecer. Sobre isso indico a todos a leitura, principalmente pra quem gosta de segunda guerra mundial, o livro não tem foco nele porém tem como plano de fundo, senti saudades de Anne Frank durante a leitura, sinto que ela e Ada iam ser ótimas amigas! Esse livro é ficção só que com aquele fundo de verdade sabe?!


Darkside sempre arrasa demais nas edições, com certeza é um dos livros mais lindos que eu tenho!
Alguém já leu? me contem tudinho! Beijos 

Posts Relacionados

6 comentários

  1. Fiquei super curiosa pra ler, pra saber sobre tudo que aconteceu com a Ada e com o seu irmão! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante interessada pelo livro. A historia parece ser muito boa, vou procurar para comprar.

    Nicole (Nica)
    Why Not?

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros dessa forma mas nunca tinha lido esse, já anotei no bloco de notas pra eu comprarrr. Voce me fez ficar tão curiosa hahhaha

    ResponderExcluir