As Crônicas de Nárnia (Volume Único) de C.S Lewis

by - setembro 25, 2017


Olá pessoal, hoje eu vim fazer um resumão do livro As Crônicas de Nárnia (Volume Único), já existe muitas resenhas por ai na internet e no youtube sobre o livro, então vou fazer um resumo de todos sobre as minhas considerações! 


Comecei a leitura com grandes expectativas e todas elas foram supridas. O livro reúne todas as crônicas ou livros referentes à Nárnia, mostrando a passagem de tempo desde quando Lúcia chegou no Ermo do Lampião até A Última Batalha do reino narniano. Quando você inicia e termina a leitura até parece que se passaram anos da sua vida, é impossível não entrar na história. 

C.S Lewis utiliza de uma linguagem fácil e fluída para contar a história e se referir ao leitor,acaba virando uma conversa entre os dois (autor e leitor) e muitas vezes Lewis deixava transparecer o que ele achava de tal situação na trama, mesmo que sutilmente. Essa forma de conversar e contar a história cria uma intimidade para quem lê..seja a criança ou adulto, e nos dá a sensação de que nós que estamos lendo somos tão importantes para a história que está sendo contada como aqueles personagens que precisam salvar Nárnia de um inverno de cem anos. É muito gostosa essa sensação, de verdade.

Não considero essa uma leitura infantil, apesar de ser feito pra crianças.. no mesmo caso de O Pequeno Príncipe (falei dele aqui ó), traz ensinamentos pra vida toda, com certeza deve ser lido por todos! 



Um fato curioso de toda a história de Nárnia é o problema de Susana que não aparece mais depois do Príncipe Caspian, porque “não era mais amiga de Nárnia”. O que eu fiquei bem triste pela personagem por querer crescer, mas esquecer das coisas boas da infância. E é esta a crítica sutil que Lewis faz através de Susana e no anexo, Três Maneiras de Escrever para Crianças, que há no final do livro. Essa vontade involuntária de “ser grande”, mas de não ter mais a pureza, a imaginação e a sinceridade que se tem na infância. Se bem que, nos dias de hoje, diferente da época do autor, muitas crianças não querem ser mais crianças e são apoiadas pela sociedade e até mesmo pelos pais, que contribuem para esse crescimento precoce. É uma realidade muito triste a que vivemos, e não são poucas as vezes que eu sinto vontade de voltar à infância, onde tudo era mais simples e o mundo era mais colorido.

O livro é composto por 7 crônicas, mais não vou contar sobre cada uma.. pois não foi uma ''resenha'' e sim minha opinião pessoal!

E pra nós cristãos durante a leitura vamos notar muitas semelhanças com a bíblia com os personagens.. 
O livro é rico em conhecimento, leiam! 

Posts Relacionados

44 comentários

  1. Nossa nunca tinha lido nada sobre as crônicas, mesmo sendo tão famosa, sempre vejo fotas, mas nunca li comentários. Amei sua opinião e fiquei cheia de vontade de ler. Parece um livro com grandes ensinamentos. Esse negócio de criança querer crescer é muito triste né, o pior é que a sociedade realmente apoia. Triste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, é verdade.. fico triste por ser pouco comentado, eu vi poucas resenha dos livros em blogs, mais todas que vi são super boas e verdadeiras! Obrigada pelo comentário! Beijos

      Excluir
  2. Oi, Tudo bom?
    Eu amei o filme desse livro, mas infelizmente nunca li, é um dos poucos de fantasia famosos que não tive oportunidade, tenho certeza que eu iria ficar encantada, porque amei sua resenha.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Joyce, eu substimava demais esse livro.. mais foi apaixonante desde a primeira crônica, espero q seja com vc tbm s2

      Excluir
  3. Olá! Amo As Crônicas de Nárnia!! É uma história maravilhosa e com personagens lindos! Só assisti aos filmes, mas pretendo sim ler o livro, conhecer a história completa. A capa desse livro é maravilhosa, parabéns pela resenha, beijos!
    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, se amou os filmes vai amar ainda mais os livros e vai entrar de vez na história, obrigada por comentar s2

      Excluir
  4. Adorei a postagem! Adorei os filmes, são riquíssimos em detalhes e ensinamentos... Nunca tinha entendido direito a saída de personagens como Susana, mas com a sua resenha pude entender que ela optou pela vida adulta. Que pena. Nenhuma decisão precisa ser tão radical assim na vida. Gratidão! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, preferiu o dinheiro..uma pena né? :( desperdiçar um lugar tão maravilhoso como Nárnia.. coisa de doido kkk

      Excluir
  5. Nunca li o livro... Preferi ver os filmes... tem histórias que eu acho que se encaixam melhor na tela do cinema e essa é uma delas!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, sera Luisa? Acho que é pq voce nunca leu.. se ler vai ter uma idéia diferente sobre as crônicas, ambas são ótimas. Adoro os filmes tbm!

      Excluir
  6. Boa tarde, como vai? Confesso que nunca li as cronicas de narnia, só assistia os filmes, mas gostei bastante da sua resenha. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tudo bem?
    Confesso que adoro as crônicas de Narnía mas só assisti os filmes.
    Adorei seu resumo
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é mto bom mesmo.. os filmes e a leitura, super válida

      Excluir
  8. Confesso que so assiti aos filmes!
    Adorei nas telinhas, muito boa sua opinião sobre o livro.
    Quem sabe não leio o livro tb!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara, se ler com certeza vai ver os filmes com outros olhos, o livro é mto bom. As crônicas são ótimas!

      Excluir
  9. Oi Keli.

    Apesar de gostar dos filmes que contém sobre as Crônicas de Nárnia, eu nunca li o livro. Até tenho muita vontade porque sempre que assisto fico imaginando a quantidade de informações que contém no livro e os filmes não possuí. Gostei bastante do resumo que você fez e com certeza é um calhamaço que desejo na minha coleção particular. Parabéns pelo resumo.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, com ctz o livro é mto mais detalhado apesar do filme ser MUITO BOM! Vale a pena sim a leitura, você vai amar. Beijos

      Excluir
  10. Tenho esse livro há tempos, comecei a ler uma das crônicas mas não me animei a continuar.
    Prefiro as adaptações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, já vi mtos comentários falando isso, fico triste.. pois é uma leitura mto rica! Os filmes são ótimos tbm, mais nem se compara a leitura..que pena.

      Excluir
  11. Eu amo Narnia, eu apenas assisti os filmes e sou encantada, fico trite pelas sequencias não terem os dois irmãos mais velhos, senti falta deles. Sou louca para ler o livro e ele é tão barato e nunca compro, mas assim que eu tiver oportunidade irei ler.

    Um beijo da jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos livros a gente entende porque Pedro e Susana não estão, faz parte.. rsrs leia sim,por favor kkk

      Excluir
  12. Parece ser um livro tão puro e bonito de se ler, é tão bom se sentir incluso em uma obra e se envolver tanto até pensar que se passou tanto tempo ao finalizá-la. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas tá nos meus desejos!

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, sim.. é uma leitura tão boa, que não sei como alguns preferem só os filmes :(( acho triste quando leio que pessoas preferem a adaptação

      Excluir
  13. Ah, as Crônicas! Leitura da minha adolescência. Ainda tenho esse mesmo livro, e foi um bom companheiro quando eu ainda estava descobrindo a literatura fantástica.

    Bom resumo sobre o estilo de Lewis, continue assim!

    Abraços e boas leituras!
    https://momentodeficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Letícia, Lewis é um gênio da fantasia.. gosto demais!

      Excluir
  14. oiii tudo bem???

    Também sou do time dos que não acreditam que sejam uma leitura infantil. Ela é bem puxada, e narrativa bem pesada, apesar de maravilhoso.
    Amo Narnia, meu mundo magico preferido, sempre escolheria fugir pra lá.
    E amei a leitura.
    Ótima Resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  15. C.S Lewis é incrível, sua maneira de escrever e passar lições através de suas palavras é maravilhosa! Eu tenho esse volume único há anos e nunca parei para ler e olha que não é por falta de vontade... vou resolver isso, pois esse tipo de história me passa um sentimento que é difícil até de explicar, mesmo nunca tendo lido a obra! Parabéns pela resenha, adorei conferir sua opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, realmente.. vale a pena a leitura, leia sim e depois me conta oque você achou, gosto de ouvir sobre tbm rs

      Excluir
  16. Oii
    Este é um livro que sempre quis ler, mas por algum motivo desconhecido nunca cheguei nem a comprá-lo. Já assisti aos filmes e acho as histórias bem fofas e como você disse, cheia de lições, então imagino que os livros sejam 100 vezes melhores. <3

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  17. Muito boas as suas considerações. Li alguns anos atrás esse volume único, mas no meu caso li uma crônica por vez e fui dando minha opinião, aproveitei ao máximo. Achei interessante a forma como você organizou suas ideias nesse texto. Parabéns!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, nao quis fazer isso pq tem mt gente que ja faz..ficou faltando algumas coisas nesse post mais dá pra entender um pouco né? obg por comentar s2

      Excluir
  18. OI, Keli!
    Eu já assisti a todos os filmes que passaram sobre Nárnia! Sou apaixonada por aquele universo e esse ano comprei o livro numa promoção muito legal das Americanas. Ele está aguardando leitura e já estou ansiosa, pois eu acho que vou amar, assim como amei os filmes. Sua resenha está belíssima! Adoro a capa com essa imagem do Leão! Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana que bom que comprou, leia sim...sem pressa e absorva todo o conteudo com calma.. vc vai amar! beijos e eu tbm amo a capa com o Aslan

      Excluir
  19. Eu nunca li o livro, mas o filme adorei, imagino que o livro seja melhor ainda...

    ResponderExcluir
  20. Oie!

    Amo as Cronicas de Narnia, tanto os filmes quanto os livros, já li todos e amei cada página! E como você também não acho que seja uma leitura para crianças, são histórias complexas mas que valem a pena cada minuto! Um dia ainda quero reler todos <3

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Oiee Keli ^^
    Eu sempre gostei muito do primeiro filme de Nárnia, mas sabe que até agora ainda não vi os outros? Tenho curiosidade de ver, assim como tenho curiosidade de ler o livro... mas não sei, fico desanimada toda vez que vejo o tamanho dele. Eu até gosto de livros grandes, mas, dependendo do assunto que aborda, desanimo...haha' fantasia faz isso comigo *-* Fico feliz em saber que você gostou tanto do livro, e que ele conseguiu bater suas expectativas :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. Fiz um projeto de ler esse livro todo ainda esse ano, mas não consegui, eu amo os filmes e eles me fizeram querer conhecer a história... O primeiro conto foi sensacional, achei maravilhoso, por podermos entender como tudo começou... Uma delícia... Adorei teu post! Arrasou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou *-* o livro todo é maravilhoso, mais o primeiro e o último são meus favoritos s2

      Excluir